Cultura da Inovação e o Intraempreendedor

   inovação_recrutech

   O Mercado vive em constante mudança e aprimoramento, os estagnados perdem e acabam no esquecimento, inovação é uma exigência.

   Ser inovador abrange muito mais que o desenvolvimento de novos produtos ou serviços, alcança modelo de negócios, processos, ambiente e clientes-alvo e corrobora com a teoria de que a empresa é um sistema vivo que necessita de mentes criativas e corajosas em todos os seus departamentos.

   Desenvolver a Cultura da Inovação dentro da empresa tem sido uma meta clara para muitos gestores que se questionam onde começar e em que direção dar o primeiro passo.

   Nosso conselho?

   Comece pelos seus colaboradores.

   Segundo o The Global Study, realizado em 2006 pela IBM, a maior fonte de inovação das organizações está em seus colaboradores e no passar da última década isso tem sido reforçado através da batalha na busca de funcionários capazes de crescer junto com as empresas.

   Porém hoje vamos abordar a inovação no contexto corporativo, onde a identificação de talentos faz toda a diferença no quesito engajamento com projetos, propósito e resultado  da empresa, sim estamos falando em gestão de equipe.

   Para entendermos este novo conceito chamamos a atenção para uma habilidade em especial, o intraempreendedor:  aquele que empreende dentro dos limites da Organização. Aquele que contamina pelo exemplo, visão, dedicação e lealdade envolvendo a si e seu time  transformando objetivos individuais em coletivos.

   Entre as característica de um intraempreendedor podemos listar:

  • Proativos – vão muito além das suas atribuições básicas;
  • Trabalham bem em equipe;
  • São assertivos;
  • Assumem riscos calculados;
  • Persistentes;
  • Estrategistas;
  • Comunicadores;
  • Possuem visão sistêmica;

   Ousamos afirmar que o intraempreendedor é um dos perfis mais procurados pelos gestores empresariais da atualidade.

   A Gestão de Pessoas é fundamental e determinante no sucesso da Cultura da Inovação na empresa, é ela a responsável por captar, treinar e desenvolver os talentos necessários para o crescimento do seu capital de intraempreendedores.

   Dentro dessa perspectiva temos 2 caminhos:

  1. Buscar profissionais com o perfil intraempreendedor que irão trazer sua experiência e seu comprometimento para apoiar a implementação da cultura dentro da Organização.
  2. Desenvolver o capital intelectual já existente dentro da organização e que apresentem alguns talentos que você como gestor procura, valorizando os colaboradores e envolvendo-os nos processos de mudança.

   Para detecção desses profissionais será necessário muito mais do que uma olhada no currículo ou uma entrevista, precisamos avaliar como esses colaboradores reagem frente aos desafios, como se comunicam com os colegas e seus supervisores e qual o tipo de inovação são mais propensos.

   Quando falamos de Cultura da Inovação devemos ter em mente que ela surge das pessoas para as pessoas e portanto se faz necessária a participação ativa de um profissional especialista em Recursos Humanos.

   Assim como há a identificação do colaborador com o espírito e objetivo empresa, quem irá selecioná-los ou desenvolvê-los tem de estar preparado para esse novo tipo de trabalho e munido de ferramentas que possibilitem o resultado positivo dessas ações.

   O especialista de Recursos Humanos é a porta de entrada da sua empresa de vez na Cultura da Inovação, para isso a Recrutech conhece o caminho e tem as ferramentas certas para promover as mudanças que sua empresa necessita fazendo uso de tecnologias e a expertise de profissionais preparados e inseridos dentro dessa Cultura.

Planeje o Futuro da sua Organização e confie na Recrutech para fazê-lo acontecer!

 

   Para saber mais acesse www.recrutech.com.br