Quarta Dica – Organizar

rhtech2

Organizar Currículos Recebidos

Os currículos deveriam ser capazes de “falar” pelos candidatos. Em outras palavras, esse tipo de documento sugere – e muito – sobre o profissional e suas competências, interesses e hábitos. O curriculo pode “falar” bem ou “falar” mal. Uma pesquisa recente realizada nos Estados Unidos, revela que 2 erros de digitação podem ser suficientes para que 46% dos recrutadores eliminem candidatos de processos seletivos. Ainda que somente com uma boa entrevista seja possível checar determinados dados, os currículos ainda são a primeira impressão de um candidato e, nesse sentido, fundamentais ao processo de recrutamento e seleção em empresas de todos os portes.
Tais informações devem, portanto, ser armazenadas em locais de facil acesso por gestores de RH e gerentes de áreas.

Hoje, a prática comum no mercado brasileiro é a de guardar os currículos nos próprios e-mails. Mas e se o professional de RH ou o gerente não estiverem mais na empresa? Esta prática não é muito segura. Outra prática que tambem é considerada fragil é o tratamento dado aos dados recebidos. Os profissionais responsáveis pela seleção, muitas vezes, transferem as informações para planilhas. No entanto, essa postura não é a mais indicada para empresas que desejam melhorar a gestão do processo gestão de processos seletivos.

O cenário ideal é aquele onde há centralização no recebimento dos currículos e que não precisem ser tratados em listas ou planilhas. Alguns tipos de ferramentas criam um arquivo único com todos os CVs recebidos pela empresa X para a vaga Y no departamento Z.

Ter em mãos de maneira facilitada toda a base de currículos é uma vantagem competitiva no momento de contratações, pois os curriculuns depois de selecionados, podem ser encaminhados para os gerentes de forma organizada. Esta é outra grande vantagem, pois não há necessidade de imprimir o document. Lembre-se, a virtualização é uma tendência mundial.

Esse aspecto ainda favorece a montagem de banco de talentos, dada a organização e catalogação dos documentos por tipo de vaga e departamento. E ainda outra grande vantagem é a possibilidade de utilizar um sistema para a gestão de curriculos que ofereça envio de emails com o feedback para o candidatos registrados.