Recrutamento e Seleção: Análise de Perfil Comportamental

 recrutamento_recrutech

   Você já deve ter ouvido que as pessoas são o bem mais valioso da sua empresa, e por pessoas entenda seus colaboradores e clientes.

  A cada ano que passa e a cada pesquisa divulgada nos meios de comunicação fica mais claro como está difícil encontrar colaboradores comprometidos, motivados e competentes.

  Um grande vilão nesse assunto é o Recrutamento e Seleção mal executado.

  Os prejuízos de um processo de Recrutamento e Seleção feito de forma errada vão muito além do financeiro. Perde-se dinheiro ao contratar e treinar o profissional errado, tempo e motivação dos colaboradores envolvidos e daqueles que estão sobrecarregados com as atividades que deveriam ser realizadas pela vaga em aberto.

  Essas desvantagens acabam tornando sua empresa menos competitiva e refletem diretamente na sua relação com o seu cliente.

  Quando você desenha o perfil do profissional que deseja dentro da sua Organização é necessário levar em conta bem mais que as habilidades, conhecimentos e técnicas que ele domina, tem que conhecer a personalidade dele.

  Mas como contratar o candidato com perfil comportamental que mais se adequa às necessidades da sua empresa?

  Agregando a Análise de Perfil Comportamental fica bem mais fácil do que imagina e tirará de seus ombros aquele peso imenso que carrega toda vez que tem que formular um novo processo de Recrutamento e Seleção.

  Análise de Perfil Comportamental é uma avaliação que proporciona conhecermos traços da personalidade dos candidatos e como reagem diante de certos estímulos. Seu comportamento, valores pessoais e como interagem com outras pessoas com diferentes perfis.

  Cada ser humano é único, embora alguns apresentem valores, gostos e direcionamentos em comum, sempre haverá algo que os diferencie, portanto sua equipe é constituída por inúmeras personalidades e comportamentos distintos e esse é outro dos motivos pelo qual você deve explorar essa ferramenta.

  Saber com quem está trabalhando é fundamental para tornar a empresa um lugar harmonioso e acolhedor, manter a equipe unida para atingir metas, comprometida com suas atividades e leais a empresa. Também transforma a comunicação, mantém o time motivado para os desafios propostos, reduz custos de gestão e a rotatividade.

  Outro benefício da Análise de Perfil Comportamental é a sua utilização para auxiliar os colaboradores já atuantes na Organização em seu autoconhecimento, potencializando seus pontos fortes, evoluindo seus pontos fracos, desenvolvendo lideranças e impactando tanto suas vidas pessoais como profissionais.

  A pessoa certa no lugar certo só trará benefícios a sua empresa e aos seus clientes.

  Empresários que já utilizam a Análise de Perfil Comportamental comprovam que reduziram significativamente os investimentos na busca de novos colaboradores e aumentaram a qualidade dos contratados, construíram equipes afinadas com os valores e objetivos da Organização, erradicaram os ruídos da comunicação interna  e são apontados constantemente como os melhores líderes com quem trabalhar.

  Parece difícil que uma única ferramenta conquiste tantos benefícios, mas nas mãos dos profissionais certos ela realmente modifica a cultura organizacional e transforma pessoas.

  Em uma realidade onde o capital intelectual é o motor para a inovação e a criatividade você não pode correr o risco de perder talentos e ter custos ainda maiores por isso utilize a Análise de Perfil Comportamental, construa relacionamentos sólidos com seus colaboradores e tenha uma equipe que vai vestir a sua camisa.

recrutamento_recrutech_02