Segunda Dica – Canais de Divulgação

h18

Utilizar os melhores canais de divulgação

No recrutamento, a empresa oferece ao mercado oportunidades de emprego. Como dizem os estudiosos da área, trata-se de um processo de duas mãos, em que a organização escolhe e, ao mesmo tempo, é escolhida. Para isso é imprescindível que os anúncios de vagas tornem-se visíveis em diversos lugares independente do tipo de mídia. O imprescindível é que a escolha dos canais sejam aderentes ao tipo de vaga a ser divulga portanto, estratégica. Alguns pesquisadores da área de RH já estão comparando tal atividade ao marketing e seleção de mídia.

Com o posicionamento adequado dos anúncios, os gastos com contratações diminuem, bem como o tempo do processo – aspecto importante quando se tem urgência na contratação.

Redes sociais podem ser boas alternativas nessa etapa, conforme apontou a revista Exame de novembro/2013, mas a adoção de uma ferramenta específica de recrutamento consolida a busca pelo perfil ideal para determinada oportunidade.

Isso acontece quando o recrutador tem muito claro o perfil e identifica o canal que é mais seguro para o anuncio. Conhecendo as plataformas confiáveis as candidaturas passam a ser orgânicas, sem muito esforço por ambas as partes. (recrutador e candidato) e sem a necessidade de estender o tempo de divulgação e recebimento de currículos. Basta que os profissionais de RH estejam atentos ao canais de seu interesse dependendo do tipo de vaga a ser anunciada.

O recrutador pode contar com diversos tipos de canais, como por exemplo, portais na internet, classificados em sites de noticias, classificados de jornal impresso, universidades, agencias de emprego com anuncios pagos ou gratuitos entre tantos outros possíveis dependendo da criatividade do recrutador e seu nicho de mercado.